Cancelar planos? Sim, é ok. Ficar em casa, de pijama, a cozinhar algo só para mim? Ainda mais ok. Desaparecer por uns tempos para colocar a vida em ordem? Absolutamente ok. E querem saber? Reaparecer daqui a 10 anos, noutro país, com outro nome? Parece-me brilhante. Chamem-lhe o que quiserem, eu chamo-lhe cuidar de mim.
Há dias em que apetece simplesmente desligar. Literal. Desligar o telefone, as redes sociais, o WhatsApp, os problemas do mundo e, claro, os dos outros (que, sem qualquer cerimónia, adoram despejar as suas frustrações em mim). Hoje, "estou nem aí". Mesmo. Não é preguiça, nem egoísmo, nem falta de consideração; é simplesmente "já chega, não dá mais".
E porque não ir mais longe e reinventar-me completamente? Mudar de nome soa quase poético. Estava aqui a pensar… e se eu fosse a Mónica? Sim, Mónica, aquela do Friends. Obcecada com organização, que gosta de ter tudo sob controlo, mas que também sabe ser descomplicada e soltar-se, com uma boa dose de sarcasmo. Só que, no meu caso, esta Mónica seria mais irreverente. Uma Mónica que faz o que quer, quando quer. Quando me apetecer, cozinho um jantar digno de chef. Quando não me apetecer, lamento, mas não contem comigo.
Cuidar de nós é isto. Não há regras, nem justificações, e definitivamente não é para agradar a ninguém. É ouvir aquele grito interno que, um dia, simplesmente diz: "Basta!". Por isso, sim, hoje sou Mónica. Amanhã? Talvez seja Caetana. Quem sabe? Só sei que o mundo vai ter de esperar, porque eu escolho cuidar de mim à minha maneira.
E tu? Já pensaste quem serias se tivesses a oportunidade de desaparecer e renascer? Que nome escolherias? Que versão de ti gostarias de abraçar? Não te preocupes, tens tempo. Só não te esqueças de preparar uma banda sonora épica para a tua nova personagem. 🎸
Comentários