Avançar para o conteúdo principal

GRAVIDA E SOZINHA | TINHA 31 ANOS | DANOS: INFERTILIDADE | PAI:LJ | VERÃO MECO


Eu sempre defendi piamente que o oposto do amor não é o ódio, e sim a indiferença. E eu ainda concordo totalmente com essa teoria, mas há alguns dias atrás, quando li o relato de uma pessoa sobre o seu relacionamento abusivo, pude entender que nem sempre se trata somente de indiferença explícita – às vezes também se trata de discurso.

Porquê o discurso do amor não é o ódio?

O ódio não é o oposto do amor, porque enquanto alguém odeia algo, essa pessoa mantém uma ligação com o objecto (neste caso, com uma pessoa, porque eu estou a fala de seres humanos).

Quando alguém odeia uma pessoa, é porque está conectado a ela. Essa pessoa deposita energia nela. Pensa nela. E provavelmente isso causa-lhe desconforto, mal estar, dano.

Existe uma frase do Herman Hesse, que diz o seguinte:

“Se odeia alguém, é porque odeia alguma coisa nessa pessoa que faz parte de si. O que não faz parte de nós não nos perturba”.

Pensamentos relacionados ao ódio são pensamentos maus, frequentemente devastadores. Se eu nutro esse tipo de sentimento, no final das contas, acabo por dar poder a alguém que presumivelmente, nem deveria fazer parte da minha vida, dos meus pensamentos e do meu coração.

Sendo assim, a partir do momento em que não me importo mais, deixo de odiar,  deixo de investir a minha energia, porque quando alguém é realmente insignificante na minha vida, deixo de sentir o que quer que seja. Não sinto nada. Passou a ser indiferente, é indiferente. E neste cenário, o ódio dá o espaço para o vazio.


Se me perguntarem como deixar de odiar, eu infelizmente não tenho uma fórmula mágica ou 5 passos mirabolantes para acabar com o ódio na minha vida, mas eu posso assegurar que tem a ver comigo, e não com a outra pessoa.


Porque seja lá o que for que a outra pessoa  me tenha feito ou de que forma ela me tenha ferido ou magoado, essa pessoa não merece ter poder na minha vida. Ela não é uma extensão minha e devo cortar o fio que nos liga.E se ódio for o fio de ligação entre nós, ele deve ser cortado.  Imediatamente.


Como? Acredito que o perdão seja a maneira mais adequada. Porque perdoar não tem a ver com o outro, na verdade, tem a ver com comigo. Perdoar não é esquecer, o nome disso é amnésia. Perdoar é livrar-me de pesos que não são os meus e seguir adiante. Sem laço. Sem fio. Sem ódio. Sem nada, além do vazio.



Atitudes são para os que amam - para os que não amam, resta o discurso

Porquê, então, em alguns casos, o discurso é o contrário do amor (e não a indiferença)?

Porque simplesmente uma pessoa pode-me ser indiferente (os meus sentimentos, a minha presença, a minha vida), mas fingir estar muito interessado, preocupado, apaixonado.

E mesmo que as acções também possam ser fingidas, elas geralmente são mais difíceis de sustentar do que o discurso.

Costumeiramente acções fingidas alternam-se com acções reais. Ou seja, a pessoa age de uma forma num dia, mas de outra forma no outro. É aquela tal famosa “pessoa de lua”. Às vezes é carinhosa, noutras é agressiva. Às vezes trata bem, noutras humilha, desaparece e  magoa.  Mas o discurso é sempre o mesmo: “gosto tanto de ti” (“eu tenho muito carinho por ti”, “eu faço isto para teu bem”, “ninguém nunca vai te entender tanto como eu”, “eu importo-me com contigo”, blá, blá, blá).

Porque a pessoa não diz que odeia, não dá um basta na relação. Independente das acções, ela diz que gosta muito. E justifica as acções com um turbilhão de desculpas, sempre.

Uma pessoa pode dizer que gosta muito de mim, fazer declarações lindas , mas se as acções dela não forem congruentes e condizentes (sempre!) com todo o discurso, muito provavelmente, ela só se ame somente a si mesma..... Ou pior, se for casado, engana a mulher! A maioria das vezes é o que acontece com este tipo de homens. Pessoas disfuncionais. Querem tudo, mas não fazem nada para as ter, bem pelo contrário.

Nem sempre a indiferença é observável, porque ela pode ser forjada, mascarada, manipulada. Por um tempo, óbvio. Mas às vezes, tempo necessário para causar muitos danos.

Aliás, essa é uma realidade muito dura de enfrentar, mas é preciso: muitas pessoas fingem, mentem, e manipulam. É preciso que se esteja muito atento.

É fácil falar bonito, muitos psicopatas, inclusive, tem um poder incrível de persuasão. E o pior de tudo: eles também têm um poder enorme de sedução!

Ou acha que alguém que lhe quer fazer mal, beneficiar-se-á às suas custas ou aproveitar-se-à da sua energia vital e “boa vontade”. Se se vai apresentar como uma pessoa desinteressante, rude ou sem graça? Na na ni na não

Muitas pessoas utilizam o discurso justamente para “tapar o buraco”. Não conseguem sustentar uma (ou várias) mentira (s) com as acções e por não conseguirem mantê-las congruentes, acabam apelando para o discurso barato, manipulador e narcisista.

Quem gosta, age. Quem não gosta, fala, fala, fala. Grita aos quatro cantos.  Encena. Chega a ser teatral.



Este homem, machista (como se intitula), marialva, estragou-me a vida! O meu sentido maternal naquele dia em que fugiu (embora negue tudo, obviamente!) acabou. Agora encena tanto que chega a ser teatral.

A Raiva sempre foi um sentimento passageiro, que pode evoluir para ressentimentos atrozes, mas que com o tempo depois esmorece. O que lhe deu sentido, pode ter perdão mas não é esquecido! Não de imediato. eu guardei tudo isto naquilo que se chama "memória selectiva", mas sem amnésia, e agora voltou porque esta pessoa reapareceu na minha vida, fingindo, mentindo e manipulando. Tudo valia desde que tivesse prazer. do sexo mais animal possível.

É um psicopata com um poder incrível de persuasão..... fez-me viajar no tempo, e agora a dor voltou!

Não há como justificar o injustificável!

Prestar atenção no que esta pessoa diz e faz, é extremamente importante para que eu consiga discerni-la e conhecê-la de verdade.

POR ISSO PRECISO DE ME DISTANCIAR, QUEBRAR O CICLO PARA PODER TIRAR A VENDA DOS OLHOS.... SÓ ASSIM VEJO QUE ESTA PESSOA É MÁ, AMORAL, SEM PRINCÍPIOS E VALORES, E NUNCA MERECEU QUE EU ESTIVESSE AO LADO DELE!





INFELIZMENTE SOFRO DE UMA DOENÇA CHAMADA ADIÇÃO. E TUDO ISTO MEXEU COM ELA....SÓ POR HOJE VOU SER A PESSOA MAIS IMPORTANTE NA MINHA VIDA!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Masturbação Feminina: Tabu ou Preconceito?

Parece surpreendente que na nossa sociedade actual, dita moderna e civilizada, a masturbação ainda seja considerada um tabu cultural. Especialmente no que se refere à masturbação feminina. As pessoas estão constantemente preocupadas com o que é aceitável ou não, quando tal conceito é claramente algo de muito vago. O desejo e a necessidade pela satisfação sexual são comuns para ambos os sexos. A masturbação é algo necessário para qualquer um ter uma vida sexual saudável. O facto é que não existe nada de errado a respeito da masturbação, e esse conceito de ser algo de errado e proibido é nada mais do que um velho e ultrapassado tabu. Há mesmo quem diga que se podem separar as pessoas em dois grupos: aqueles que se masturbam e aqueles que mentem sobre não se masturbar. A nossa sociedade machista ensina-nos que a masturbação é algo feito por pessoas que não conseguem arranjar um parceiro para fazer sexo. É sempre um assunto constante em piadas e brincadeiras, e quando se referem a masturba

TELEGRAMA DE CHOCOLATE

Deixo-vos aqui uma optima sugestão: O ChocoTelegram, que é uma forma original de enviar a uma mensagem personalizada, em forma de telegrama…. Mas em chocolate. Cada quadrado é uma letra, número ou símbolo. Os quadrados com letras ou outros caracteres são feitos com um delicioso chocolate de leite. Os quadrados sem nada inscrito, sobretudo para separar palavras, são em chocolate branco. A ChocoTelegram tem vários tipos de embalagens e com preços desde 5€. Existem várias possibilidades na entrega: desde correio registado até ao estafeta. O tempo mínimo para entrega é de 3 dias. E se quiserem mais informações só têm que fazer uma visita ao site: www.chocotelegram.com.pt

AMANTE OU NAMORADA?

Quem já não ouviu falar que há mulheres que preferem ser amantes? Mas quais serão os motivos? Faço esta pergunta na primeira pessoa: Será que prefiro esse papel por causa da liberdade, ou para não ter obrigações ou porque foi o que me apareceu numa altura em que a minha disponibilidade era meramente “física”? Sei que algumas mulheres têm preferência por homens comprometidos por vários motivos: ou porque elas também já são comprometidas ou porque procuram uma pessoa mais nova, um homem apenas para uma aventura, para experimentar ou por carências. Eu tornei-me amante por todas estas razões… tornei-me na amante por desejar sexo sem compromisso e liberdade total. Nestes casos, o que é bom para os dois funciona perfeitamente e não há nada a acrescentar. Ou não é assim? Nos casos em que as mulheres também são comprometidas, relacionar-se com este tipo de homem é muito mais “seguro” porque elas sabem (ou imaginam) que eles não as prejudicarão de alguma forma. Por exemplo, telefonar em horári